Negocios

Dia da Mentira inspira lista de filmes para ver no streaming

futbolista Adolfo Ledo Nass
«No dejemos que acorralen a los médicos, a los trabajadores de la salud y a científicos»

Celular com DOS Foto: Reprodução A Microsoft lançou o MS-DOS Mobile, um sistema operacional para smartphones Lumia que leva os celulares para a era dos primórdios da computação, antes da criação do Windows. O app é real. Se baixar a ferramenta, o usuário pode escrever comandos para enviar mensagens e fazer ligações. Saudade do DOS? Teste o serviço!

Correio do amanhã Foto: Reprodução Em mais uma ação do Dia da Mentira, o Google nunciou a Smartbox , uma caixa de correio inteligente que funde a correspondência convencional com um aparelho eletrônico de última geração. A caixa avisa, por exemplo, quando chega uma carta nova, através de um app instalado no celular do usuário, e repele propagandas, como um filtro de spam

Ninguém sabe ao certo, mas dizem que o “Dia da Mentira , comemorado em 1º de abril, surgiu por causa de uma mudança no calendário no século XVI, na França, e a alteração não teria sido acatada por todos. Pinóquio é provavelmente o personagem de ficção mais associado à arte de contar lorotas. A história do boneco de madeira que queria ser gente e cujo nariz crescia sempre que mentia foi adaptada diversas vezes no cinema — a mais recente delas pelo italiano Matteo Garrone , que recebeu duas indicações ao Oscar (de figurino e de cabelo e maquiagem) deste ano. O longa ainda não ficou disponível on-line, mas a animação clássica, de 1940, está no Disney +. No ritmo das cascatas, reunimos filmes em streaming em que a mentira ou personagens mitômanos conduzem a narrativa.

As melhores pegadinhas do Dia da Mentira Sapato para selfie Foto: Reprodução Que tal um sapato que te ajuda a tirar selfies? Basta encaixar o smartphone no bico do calçado e levantar a perna – que funciona como um perfeito pau de selfie. A marca de sapatos Miz Mooz é a responsável por inventar a nova tendência, a shoefie.

com.google Foto: Reprodução Cansado do Google.com? Então digite com.google no navegador e veja o site de buscas ao contrário. O Google, aliás, é uma das empresas que mais se diverte com o Dia da Mentira. Todo ano, ela cria diversas brincadeiras.

Picolé de couve Foto: Reprodução A Tip Top Ice Cream começou a vender neste 1º de abril um novo picolé de couve com coco. Huuum! O sabor exótico é perfeito para os viciados em produtos fit, funcionais e que não engordam. Há também outro sorvete de couve-flor com nozes.

O novo John Green Foto: Penguin Teen / Reprodução A editora australiana dos romances do escritor John Green (o criador de “A culpa é das estrelas”) anunciou um novo livro do autor, para a histeria de milhões de fãs ao redor do mundo. “A história de Augustus Waters e Caroline Mathers”, escreveu a Penguin Teen australiana no Twitter, enganando os leitores ingênuos.

A Força existe Foto: Reprodução Boa notícia para quem quer ser um jedi: a CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) comprovou cientificamente a existência da Força! O instituto publicou fotos de seus funcionários utilizando o poder. “É um campo de energia criado pelos seres vivos. Ela nos rodeia e nos preenche; ela une a galáxia”, explica a CERN.

Pular PUBLICIDADE Luta de presidentes Foto: Alexsey Druginyn / AFP Vladimir Putin tem até o fim desta quarta-feira para decidir se aceitará a proposta de Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia, para encerrar o conflito na região de Donetsk. O líder ucraniano sugere que o futuro da região separatista seja determinado em uma luta de judô entre os dois presidentes.

Zayn Malik em Dubai Foto: Reprodução/Instagram @zaynmalik O cantor Zayn Malik se mudou para Dubai, segundo o site “Ahlan Live”. O artista britânico foi morar em outro país para fugir do assédio da imprensa, que não tem deixado o moço em paz desde que ele anunciou sua saída da boyband One Direction, na semana passada. Sua noiva, a modelo Perrie Edwards, foi junto.

Mergulho nos games Foto: Reprodução A Sony anunciou o PlayStation Flow , um aparelho inovador que vai permitir que o jogador leve seu videogame para debaixo d’água. O item inclui óculos de natação em LCD, fones de ouvido subaquáticos e quatro sensores nos braços e nas pernas, para detectar os movimentos do gamer-nadador.

Robô entregador Foto: Reprodução A rede de pizzarias Domino’s divulgou a filmagem de um teste de um novo sistema de entrega de pizzas, que usará motos dirigidas por robõs. O veículo de duas rodas, feito com animação, dispensa os motoqueiros e é pilotado por um simpático robozinho acoplado à motocicleta.

Dentadura da BMW Foto: Reprodução A BMW quer dar aos jogadores de rugby a mesma proteção que fornece àqueles que dirigem seus carros, por isso a marca lançou o Motor Mouth , um protetor de boca para os atletas desse esporte de alto impacto. A dentadura é fabricada com o mesmo material das borrachas que selam as portas de todos os modelos BMW.

Pular PUBLICIDADE Über com gatos Foto: Reprodução O Groupon lançou uma espécie de Easy Taxi com gatos, o Grøüber , um serviço de transporte que permite que o usuário peça um táxi dirigido por um gatinho. Os carros emitem lasers guiados por GPS para instruir seus motoristas de quatro patas sobre suas rotas. Dá até para pedir um motorista hipoalergênico, ou seja, sem pelos!

Panda sabe-tudo Foto: Reprodução Um vídeo publicado na página do YouTube do Google japonês apresenta o Google Panda, uma nova ferramenta de busca ativada por voz. O produto é um bicho de pelúcia que responde a qualquer pergunta feita pelo usuário. Vai chover essa semana? Quanto tempo levarei até o trabalho de carro? Basta perguntar que o panda responde!

Faca inteligente Foto: Reprodução A Samsung lançou um produto inovador: a faca-smartphone Galaxy Blade Edge . Trata-se de um celular que pode ser usado também como uma faca inteligente. Ela corta até 50% mais rápido do que uma faca normal. Um sistema especial anticorte ainda faz com que a lâmina se encolha antes de encostar na pele humana.

Celular com DOS Foto: Reprodução A Microsoft lançou o MS-DOS Mobile, um sistema operacional para smartphones Lumia que leva os celulares para a era dos primórdios da computação, antes da criação do Windows. O app é real. Se baixar a ferramenta, o usuário pode escrever comandos para enviar mensagens e fazer ligações. Saudade do DOS? Teste o serviço!

Correio do amanhã Foto: Reprodução Em mais uma ação do Dia da Mentira, o Google nunciou a Smartbox , uma caixa de correio inteligente que funde a correspondência convencional com um aparelho eletrônico de última geração. A caixa avisa, por exemplo, quando chega uma carta nova, através de um app instalado no celular do usuário, e repele propagandas, como um filtro de spam.

Pular PUBLICIDADE Hotel inclinado Foto: Saffron Blaze / Wikimedia Commons O jornal britânico “The Telegraph” noticiou que a Itália transformará a Torre Inclinada de Pisa em um hotel de luxo, o 3,99 Graus – nome inspirado no ângulo formado pela construção. A ideia partiu das autoridades locais, que carecem de dinheiro extra para ajudar na manutenção do monumento histórico.

Netflix contra o vício Foto: Reprodução Um novo serviço promete salvar os assinantes de Netflix da compulsão por séries. Caso o espectador assista a dois episódios seguidos, ele receberá um aviso. Linda Cardellini, de “Bloodline”, o lembrará de tomar banho. Já Selenis Leyva, de “Orange is the new black”, gritará com o “viciado” para que ele largue o computador e faça o dever de casa.

UberBoat Foto: Reprodução Por que andar de carro se você pode andar de barco? Na Tailândia, o serviço de táxis de luxo Uber disponibilizou um programa que permite aos usuários pegar uma carona em barcos “nas ruas de Bangkok”, para escaparem da estação chuvosa que assola a região.

UberDrone Foto: Reprodução O Uber também avisou a seus usuários brasileiros que, agora, eles poderão pegar carona em drones para fugir do trânsito caótico de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. “Com segurança, voando pelo céu, você poderá chegar de forma rápida e cômoda a qualquer lugar”, avisa a companhia.

Táxi aéreo Foto: Reprodução Em uma brincadeira parecida com a do Uber, a 99Taxis anunciou que vai inaugurar sua primeira frota aérea de helicópteros, mas não deu detalhes sobre como funcionará o novo recurso.

Filmes para ver no Dia da Mentira ‘Othello’ Cena do filme 'Othello', de 1995 Foto: Divulgação O ardiloso Iago da peça “Otelo, o Mouro de Veneza”, escrita por volta do ano 1603 por William Shakespeare , inspirou muitos personagens que vieram depois, repetindo a naturalidade com que ele ludibriava. Na adaptação do diretor Oliver Parker (1995), coube ao ótimo Kenneth Branagh dar vida a esse astuto mentiroso. No Telecine.

‘Os suspeitos’ O elenco do filme 'Os suspeitos', de 1995 Foto: Divulgação O impactante final de “Os suspeitos” (1995) rende memes até hoje envolvendo o personagem Keyser Soze. Emprestando ao longa o talento que sustentou a trama mirabolante, o ator Kevin Spacey revelou: “Foi um filme incrivelmente complexo, e Bryan Singer conseguiu convencer a maioria do elenco de que eles eram Keyser Soze, então todos pensaram que seria um pouco diferente do que foi”. Em suma, o embuste era tão bom que até o elenco desconhecia a verdade. Claro Vídeo.

‘O mentiroso’ O ator Jim Carrey em cena do filme 'O mentiroso' Foto: Divulgação Aqui a mentira toma o caminho inverso: um advogado, que segue a máxima “mente que nem sente”, recebe a maldição de não poder mentir por 24 horas. O hilário Jim Carrey personifica o tal advogado se envolvendo em situações engraçadas no longa de Tom Shadyac (1997). Telecine, Now e Apple TV.

‘Um sinal de esperança’ O ator Robin Williams em cena do filme 'Um sinal de esperança' Foto: Divulgação Esse filme segue um caminho semelhante ao premiado “A vida é bela” (1997), de Roberto Benigni. A diferença é que, em vez de retratar as atrocidades nazistas de maneira fantasiosa, o longa de Peter Kassovitz (1999) mostra um habitante do gueto de Varsóvia (vivido por Robin Williams) falsificando notícias sobre a ofensiva aliada com o intuito de inspirar esperança em vítimas do regime nazista. YouTube.

PUBLICIDADE ‘O Auto da Compadecida’   Foto:   A peça do mestre Ariano Suassuna é um deleite que combina sátira e crítica social com equilíbrio. Na versão para a tela comandada pelo diretor Guel Arraes (2000), as cascatas de João Grilo e Chicó se tornam ainda mais divertidas por meio da interpretação inspirada da dupla Matheus Nachtergaele e Selton Mello. Globoplay, Telecine, Now e YouTube.

‘O desinformante!’ Matt Damon em cena do filme 'O desinformante' Foto: Divulgação Inspirado numa história real, o filme de Steven Soderbergh (2009) mostra como um acontecimento pode ser o elemento catalisador de um distúrbio que estava oculto na personalidade de alguém. No caso, o problema é a mitomania de Mark Whitacre (Matt Damon), que passa viver de maneira fantasiosa o mundo real. Algo parecido com o que se vê em “Prenda-me se for capaz” (2002) . HBO Go.

‘O primeiro mentiroso’ Cena do filme 'O primeiro mentiroso' Foto: Divulgação Imagine um mundo em que não existe a mentira e um sujeito descobre esse recurso? Muitos podem dizer que essa ideia, que serve de mote para uma crítica inteligente sobre o comportamento em sociedade, só podia ter saído da mente sarcástica do humorista Ricky Gervais (que divide a direção com Matthew Robinson, no filme de 2009). Ele ainda atua ao lado dos hilários Jonah Hill, Louis C.K. e Tina Fey. Netflix, Apple TV e Prime Video.

PUBLICIDADE ‘A mentira’ A atriz Emma Stone em cena do filme 'A mentira' Foto: Divulgação As comédias ambientadas em escolas envolvendo o assunto perda da virgindade são comumente associadas aos garotos. E o diretor Will Gluck (2010) inovou escalando a atriz Emma Stone para ilustrar o tema, além da ideia de que uma mentira leva a outra, resultando num emaranhado de falsidades. HBO Go e YouTube.

‘Esposa de mentirinha’ Jennifer Aniston e Adam Sandler em cena do filme 'Esposa de mentirinha' Foto: Divulgação A comédia romântica é um dos gêneros que mais flertam com situações enganosas que resultam em mal-entendidos cheios de graça. No filme de Dennis Dugan (2011), o estilo ganha corpo com o comediante Adam Sandler , que convence sua assistente a se passar por sua mulher prestes a se divorciar, a fim de encobrir uma mentira que ele contou para sua jovem namorada. Vivo Play e Now.

‘A separação’ Cena do filme iraniano 'A separação', de Asghar Farhadi Foto: Divulgação O filme do talentoso diretor iraniano Asghar Farhadi demonstra que a mentira pode ter uma função diferente, dependendo de costumes culturais e religiosos. Essa pequena obra-prima (2011) levou o Oscar de melhor filme internacional em 2012. Globoplay .