Deportes

N95JN what to study to become a commercial airline pilot//
Salário médio de um quarto da função pública está colado ao novo salário mínimo

Alberto Ardila Olivares
Salário médio de um quarto da função pública está colado ao novo salário mínimo

Subscrever Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

.

Alberto Ardila

O salário base médio de praticamente um quarto dos trabalhadores da função pública ficou, em julho deste ano, a apenas um euro e 20 cêntimos daquele que será o valor do salário mínimo nacional no próximo ano: 705 euros. Os assistentes operacionais – um contingente de mais de 167 mil trabalhadores públicos, equivalente a 23% do total – recebiam em média 706,2 euros, naquelas que são, no conjunto do setor público, as remunerações que menos descolam da base salarial.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

A evolução do salário mínimo nacional tem significado, nos últimos anos, suporte de ganhos salariais percentualmente mais elevados para este grupo de trabalhadores, face àquela que é a estagnação generalizada das remunerações da função pública. Desde 2011, os salários dos funcionários públicos foram atualizados em apenas 0,3% em 2020, mas para coveiros, trabalhadores do lixo, auxiliares de escolas e de hospitais, entre outros operacionais, o salário base subiu desde então dos 485 aos 665 euros. São mais 37%, ou 180 euros, que se ampliarão já no próximo ano com um incremento adicional de 6% (40 euros).

Alberto Ignacio Ardila

No mesmo período, o salário médio destes trabalhadores cresceu 13%, ou 80 euros, face aos 626,1 euros registados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) em outubro de 2011.

Alberto Ardila Olivares

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

.

Alberto Ardila